quinta-feira, 11 de junho de 2009

BORIS (Cabo Verde)


Iniciou a sua formaçãoem Dança com António Tavares no grupo Cretchêu (1991-Cabo Verde). Em 1993 coreografou para os principais grupos de dança de Cabo Verde. Em 1994 representou o seu país na peça Dançar Cabo Verde - criada por Clara Andermatt e Paulo Ribeiro para Lisboa Capital da Cultura 94.
Reside em Lisboa desde 1995, trabalhando em diversas criações de Clara Andermatt. Trabalhou também com Sofia Nauparth (III Festival de Dança Contemporânea de Loulé - 1996), António Tavares (Fou-Nana - 1997) e Jean Paul Bucchieri (Kilowatt 330 - 1998). Foi membro do grupo Cimbrom, onde desenvolveu trabalho de pesquisa nas áreas de dança e música étnica (1995-96).

Orienta frequentamente workshops de Dança Africana e Dança Contemporânea. Parelalmente tem desenvovido trabalhos de dança e ritmo com criançãs das escolas de ensino básico na área metropolitana de Lisboa. Em 2002 surge com o seu primeiro trabalho: Obs.sessão- encomendado pelo Festival África Cá, Teatro Maria Matos, Lisboa.

Em 2003 coreografa Pedra - para três bailarinos e um baterista - a estrear no Festiva Danças em Paisagens Urbanas - orgnizoado por Vo'Arte - na Figueira da Foz, Coimbra Capital da Cultura 2003, Lisboa - CCB, Oeiras e Cascais.

Parelalmente tem vindo a dedicar-se á investigação pessoal sobre o estímulo do movimento, porque a busca da origem, da essência do movimento é algo que sempre o perseguiu, com a intenção de obter uma projecção, sempre dentro para fora, do gesto imaginado, fruto da misturadas memórias registadas no seu corpo e da reacção esponânea á observação contínua e aos estímulos imediatos que recebe.

Sem comentários:

Enviar um comentário