segunda-feira, 1 de junho de 2009

MARC N'DANOU (Togo)


Nascido numa familia dedicada cultural e profissionalmetne à divulgação do folclore da República do Togo, dominia todos os ritmos tradicionais deste país, tendo iniciado a sua formação como percussionista e bailarino aos 5 anos.

Tem formação na area de danças tradicionais do Togo, dança afro-contemporânea, dança moderna e jazz, ritmos, canções e danças tradicionais do Benin.

Em 1988 integrou a companha de dança afro-contemporânea, Ayigafrik. Participou no estágio realizado pelo grupo de dança tradicional e coreografia do Burkina Faso, Ba Kongo. Participou em vários espectacúlos e festivais em diversos países: Nigeria, Burkina Faso, República do Benin, Ghana.
Dirigiu e coreografou os espectáculos no Night Clube Byblos, em Lomé. Entre 1996 e 1998 assumiu cargo de assistente e coreógrafo do Ballet Nacional do Lomé.

Em 1998, já em Lisboa, assumiu cargo de coreógrafo do grupo de dança tradicional africana Batoto Yeto. Em 2000 começa colaborar como coreógrafo e bailarino com os grupos Pungu Andongo e Trupe Dumdumba. Com estes grupos participou em diferentes festivais e espectáculos.
Em 2002 comecou a trabalhar com o grupo Kuoami.
Ensina dança afro-tribal e afro-contemporânea em vários espaços em Lisboa e Porto.
Preparou diversos cursos, workshops. Participou no Festival Andanças.

Sem comentários:

Enviar um comentário